A proposta deste treinamento emergencial é oferecer uma base de sustentação para todos aqueles que estão atuando ou desejam atuar como voluntários na frente de combate à COVID-19, em Manaus, acolhendo a dor de tantas pessoas.

Iniciaremos o dia conversando sobre Primeiros Socorros Psicológicos e como atuar em autuações de emergência, quando a falta de recurso humano é uma realidade no acolhimento à comunidade impactada pela crise.

Na sequência treinaremos a Escuta Compassiva, utilizando o método da CNV, para saber como identificar a necessidade de suporte emocional de uma pessoa em crise e oferecer acolhimento.

Trabalharemos também as estratégias de Acolhimento ao Luto e a importância de que todos possam compreender esse tipo de dor, seu processo e percurso, para atuarmos com foco em Psicoeducação e prevenção.

Finalizaremos o encontro, com o olhar para o autocuidado, através de atividades práticas que possibilitam identificar as necessidades e desenvolver ações objetivas.

 

ATENÇÃO: não se trata de um curso de formação ou capacitação, mas sim um treinamento direcionado para orientação emergencial a quem está envolvido de alguma forma com ações de ajuda na pandemia da COVID-19.

 

Agenda:

Sábado, dia 23/01/2021
Das 8h às 18h
Via Zoom

Instrutoras do Treinamento Emergencial da Casa do Cuidar:

É médica, formada pela USP com residência em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Fez pós-graduação em Psicologia – Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia. Especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford. Sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos. Desde 2015 ministra cursos e intensivos de Conversas sobre a Morte para desvendar o tabu do tema. Atende em consultório particular a pacientes na Geriatria, Cuidados Paliativos e Suporte ao Luto. Escreveu os livros A morte é um dia que vale a pena viver e Histórias lindas de morrer.

É psicóloga (CRP 11|02004), com 21 anos de prática clínica, formada em psicologia hospitalar pelo Hospital Universitário Walter Cantídio. Formada em comunicação não violenta pelo ICNVB/CNVC e em Comunicação Compassiva pela Casa do Cuidar. Professora certificada de Eneagrama pela Enneaworld e acreditada pela IEA Brasil. Atua com psicoterapia clínica e suporte emocional em situações de desastres. É supervisora clínica no Projeto Conexão Afetiva. Conduz processo de desenvolvimento pessoal com Eneagrama, CNV e escuta Compassiva no contexto de crise emocional. Atualmente é aluna da Casa do Cuidar na pós-graduação multiprofissional em cuidados paliativos.

Atua em clínica há mais de 16 anos e desde 2018 com Terapia Online. Formação em Plantão Psicológico, Luto e Suicídio. Criação e Coordenação do “Conexão Afetiva”, serviço de Plantão Psicológico Online na pandemia do Covid com equipe de mais de 80 Psicólogos voluntários pelo país. Lançou no Brasil um serviço de Plantão Psicológico para Luto por Pets que agora faz parte do Mapa de Saúde Mental elaborado pelo Instituto Vita Alere com apoio do Google. Atuação com Plantão Psicológico para Luto e Luto por Covid. Atendimento em situações de Crise, Emergências e Suicídio. Supervisão Clínica para Psicólogos. E ministra cursos nas temáticas de Luto, Luto Pet e Manejo do Comportamento Suicida.

É psicóloga (CRP 06/97950) e Doutora em Psicologia. Desenvolve pesquisas sobre atenção e cuidado psicológico em crises, desastres, conflitos humanitários e suicídios. Autora de livros e artigos e docente universitária. É pioneira no Brasil na formação de profissionais para o cuidado a crise emocional (Psychological First Aid) e na criação e supervisão de serviços psicológicos a crise emocional.

Inscrições encerradas!