“Cantiga triste, pode com ela é quem não perdeu a alegria.” Esse poema de Adélia Prado curou a médica Ana Claudia Quintana Arantes de uma inquietação. Convidada de Helena Galante para o episódio #116 do podcast Jornada da Calma, Ana Claudia conta como é cuidar de pacientes em processo de adoecimento que inexoravelmente vão levar até a morte sem perder de vista a beleza da vida.

“Estar morrendo é estar vivo. Até que chegue o seu último suspiro, você está na sua vida”, ela fala. Com muita sensibilidade, a autora do livro A Morte É um Dia que Vale a Pena Viver conta de situações que são dramáticas, mas não precisam ser trágicas. “Enquanto a gente for capaz de sorrir e dar risada nos momentos que a gente esta vivendo algum perrengue, a gente consegue superar.”

Quando as coisas não vão bem, onde achar a fonte de estabilidade para seguir? “Para mim, é sempre um caminho de ser leal à esperança de estar bem no momento que estiver tudo bem, porque se eu sucumbir no momento que estiver tudo ruim, vou perder a chance de aproveitar quando as coisas estiverem melhor ou até resolvidas”, afirma.

Ela está à frente da Casa Paliativa, que acaba de lançar o livro Contém Esperança, com participação de 46 pacientes e familiares que enfrentam dores causadas por doenças que ameaçam a continuidade da vida. “Tem gente que tem o diagnóstico de uma doença grave e se dá conta da beleza da vida exatamente por esse motivo.”

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário