Impensável – eu sentia que algo precisava fazer sentido, mas não sabia ainda o que poderia ser.

Impossível foi o sonho que tive num tempo em que a realidade em volta de mim era muito árida e hostil. Em 2004 o sonho foi descrito nas minúcias em duas folhas de papel que permaneceram guardadas cuidadosamente na minha bolsa por dois anos. Um dia se aproximaram pessoas que poderiam fazer parte dessa história, Cris Prade, Francisco Gomes, Toshio Chiba.

Inevitável, chegou o dia de nascer a Casa do Cuidar, em 14 de março de 2007.

Imperdível o tempo agora, 12 anos depois, de celebrar por essa grande oportunidade que a vida me trouxe de mostrar o que tenho de melhor: o prazer de trabalhar com pessoas, com gente. E tive a honra de participar da formação de gente boa..gente MUITO boa.

Desde 2008, realizando a formação de profissionais de saúde, com os cursos Introdutórios, Jornadas Multiprofissionais, Cursos Avançados, Congressos brasileiros, Cursos de atualização, assistência a pacientes, discussões de caso e o projeto mais precioso – Cuidando de Quem Cuida – com dois livros publicados e muitas instituições beneficiadas. Projeto amado que agora segue seu caminho em Londres com a Cris Prade e agora com a Fernanda Rizzo por aquelas bandas! E por aqui, sigo junto com a equipe linda da Casa, junto dos estudantes de medicina do Brasil todo, construindo o dia a dia e o futuro dos Cuidados Paliativos brasileiros.

E depois de muitas aulas, muitas e muitas aulas e palestras em todo Brasil e fora dele, nestes anos todos, tenho certeza que ajudei a plantar sementes e cultivar centenas de sonhos de profissionais com a alegria do prazer de cuidar bem do seu paciente. Gratidão aos professores que me estiveram, estão e estarão comigo nas tarefas de formação nestes anos todos – Maria Helena Franco, Ana Paula Santos, Leonardo Consolim, Daniel Forte, Maria Julia Paes, Graça Mota de Assis Figueiredo, Reinaldo Ayer, Professor Marco Tullio, eternamente lembrado e amado por mim e por nossa casa…e tantos outros…Aos mestres que colaboraram com o Cuidando de Quem Cuida, João Signorelli, Ricardo J. A. Leme, Plinio Cutait, Monica Malheiros, Solenta Sonada, Silvia Cecchi, Vivian Nassif, Kiara Terra e principalmente aos alunos, pessoas comprometidas com seu trabalho e que acreditaram que poderíamos aprimorar os seus conhecimentos a ponto de transformar a prática do cuidar. Gratidão a todos os alunos que passaram por nós nestes anos, dando sentido ao nosso trabalho. Não formamos discípulos em nossa Casa, formamos mestres, líderes que seguem seus caminhos em construção de pontes entre a ciência e a arte do cuidar.

E em 2019, chega mais gente boa para fazer essa Casa crescer em Sabedoria, Discernimento e principalmente, Amor ao Cuidado Humano.

Gente boa, a vida continua. Linda, em frente, cheia de desafios, sonhos, realizações. Inesquecível é tudo isso que ainda vai chegar.

Impensável
Impossível
Inevitável
Imperdível
Inesquecível.

Feliz aniversário, minha Casa, nossa Casa.

Dra Ana Claudia Quintana Arantes

 

Fotos: A alegria nossa de cada dia

 

10 Comentários

  1. Dra. Ana Cláudia, estou lendo o seu livro ( A morte é um bom dia para se viver);:,,e estou amando,assim como assisti a palestras suas no YouTube e fiquei apaixonada pelo conteúdo e principalmente pela pessoa maravilhosa que percebi por trás das palavras.
    Tenho uma pergunta a fazer,serei grata se puder responde-la . Em uma de suas palestras diz que Cuidados Paleativos são para serem exercidos pelos profissionais de saúde .descreve todo tipo de profissionais e inclui terapeutas. Os terapeutas alternativos estariam incluídos?
    Pois é onde me encaixo. Tenho grande sentimento de compaixão e sou muito empatica . Tenho sempre que cuidar disto para não me doar demais. Gostaria muito de fazer o curso presencial ministrado pela CASA DO CUIDAR. Seria possível?
    Meu sonho sempre foi ajudar as pessoas a darem um sentido maior a suas vidas e percebi com suas palavras que o momento da consciência da terminalidade também pode ser um ótimo momento para as pessoas resignificarem suas vidas. Seria um trabalho que me traria extrema realização. Foi um imenso prazer lhe conhecer,mesmo que ainda não tenha sido pessoalmente. Sou grata.

    • Olá Elizabeth! Você pode cuidar de pessoas em sua especialidade e o curso pode ser feito, sim, mediante inscrição, currículo e carta de intenção. Teremos inscrições em outubro para a turma de 2020. Acompanhe as publicações da Casa do Cuidar para não perder o prazo. Um abraço, Equipe Casa do Cuidar.

  2. BOM DIA DR.!
    MEU NOME É KENIA SOU PROFESSORA DE BIOLOGIA E TRABALHO COM TECNICA DE ENFERMAGEM,TRABALHEI NO HOSPITAL SANTA CASA MT, NO SETOR ONCOLOGIA, ME IDENTIFIQUEI MUITO COM CUIDADO PALIATIVO. , HJ TRABALHO NO HOSPITAL SÃO BENEDITO- CUIABÁ -MT. NAO TENHO CONDICOES DE IR ONDE A SENHORA MINISTRA PALESTRA. GOSTARIA DE ASSISTIR VÍDEO QUE VENHA VALER CERTIFICADO TEM COMO? DAI TEM COM EU ASSISTIR E FAZER UM CURSO VIDIO AULA . SERA QUE TEM COMO.
    PRECISO MUITO ME QUALIFICAR. ME AJUDA POR FAVOR.
    EU FACO O PAGAMENTO PELO CARTAO OU BOLETO .

    • Olá Kenia, agradecemos o seu contato. Nós temos um curso online básico em cuidados paliativos, mas apenas ele não basta, o ideal seria você também se programar para fazer uma formação mais avançada no futuro. Um abraço, Equipe Casa do Cuidar

  3. Caros, bom dia!

    Estou com uma duvida referente ao Curso Presencial – Avançado Multiprofissional em Cuidados Paliativos.

    Sou estudante de Psicologia (2º semestre) e gostaria de saber se seria possível eu fazer o curso, ou ele se torna elegível para mim posteriormente a minha formação e obtenção do CRP?

    Obrigado!

    Luis Miranda

    • Olá Luis! Você pode fazer o curso após formado em Psicologia ou quando estiver cursando o último semestre, ok? Um abraço, Equipe Casa do Cuidar

  4. Boa tarde, sou médico e gostaria de me aprofundar em cuidados paliativos. Qual o curso presencial mais indicado: o avançado multiprofissional ou o aperfeiçoamento em cuidados paliativos??? Obrigado

  5. Cara Dra. Ana Cláudia e Equipe,
    Construímos uma OSC para idosos, na periferia de SP, e como é uma necessidade, estudamos os seus livros. Entretanto, temos enorme vontade e, por motivos óbvios, necessidade crescente de maiores conhecimentos, devido ao nosso público idoso e desprovido de recursos, por isso, estamos nos inscrevendo nos cursos ministrados em sua instituição, que sejam direcionados para voluntários com formação em boa vontade e dedicação. Nossa organização é a OSC ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE LUZMARIAS, sou o Fábio, um dos diretores e construtores desta obra social. Agradeço se puderem nos indicar os cursos disponíveis, para aprendizado presencial e à distância. Muito obrigado.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário