Muito se discute sobre inteligência emocional, mas pouco ela adianta quando saímos de nossa zona de conforto em direção ao um estado de conflito emocional de uma pessoa em sofrimento existencial.

A contaminação emocional pode ser muito mais rápida do que a nossa capacidade de proteção frente ao ódio e a raiva que demandam atenção, mas que podem se tornar obstáculos aos cuidados de comunidades vulneráveis.

A teoria trará os principais fundamentos da comunicação compassiva através de elementos de consciência das emoções e caminhos para seu equilíbrio.

A prática de laboratório e oficinas visa a discussão de situações onde a comunicação compassiva pode resultar em espaços de abertura ao vínculo seguro e ao desenvolvimento da compreensão e do cuidado do ser humano em sua magnitude.

 

Programação

Aula 1 – 24/11
O que é Comunicação compassiva

Aula 2 – 01/12
Bases da Comunicação humana

Aula 3 – 08/12
Alicerces da Comunicação Compassiva: (Os 8 “Cs”) parte 1

Aula 4 – 15/12
Alicerces da Comunicação Compassiva: (Os 8 “Cs”) parte 2

Recesso 16/12 a 04/01/2021

Aula 5 – 05/01
Partilha e escolha de cenas reais vivenciadas no dia a dia do trabalho da equipe

Aula 6 – 12/01
Comunicação difícil – Maslow e a pirâmide da comunicação

Aula 7 – 19/01
Conferência Familiar Compassiva

Aula 8 – 26/01
Apresentação de casos difíceis e discussão aberta

Aluno matriculado:
Faça login no site e retorne a essa página para visualizar os links e assistir aos vídeos das aulas.

Mais informações

Quando: terças-feiras, das 19h às 21h30
Início: 24/11/2020

Instrutores:
Ana Claudia Quintana Arantes – médica
Alexandre Silva – enfermeiro
José Carlos Safi – médico

Ana Claudia Quintana Arantes

Médica formada pela USP com residência em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Fez pós-graduação em Psicologia – Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia e especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford. É sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos.

Participou do TEDx FMUSP com a palestra “A Morte é um dia que vale a pena viver” e lançou a segunda edição do livro com o mesmo título pela Editora Sextante – livro que permanece entre os mais vendidos e recomendados desde a primeira edição em 2016.

Alexandre Silva

Graduado em Enfermagem , especialista em saúde mental e Gestão Hospitalar, mestrado e doutorado na temática dos cuidados paliativos, pela UEMG UFMG/Universidade Católica Portuguesa. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de São João Del Rei, nos Cursos de Enfermagem e Medicina. Membro e pesquisador voluntário do Grupo de Estudo e Pesquisa em Cuidados Paliativos da ENSP FIOCRUZ e do Observatório português em cuidados paliativos. Membro do Comitê de cuidados paliativos do Coren-MG. E se não for ousadia, professor colaborador da Casa do Cuidar.

José Carlos Safi

Formado pela Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP, com especialização em Medicina Intensiva, Clínica Médica e atua em Cuidados Paliativos. Desde 2015 é pupilo da Casa do Cuidar, organização social sem fins lucrativos, criada com o objetivo de trabalho multiprofissional compartilhado na prática e no ensino de Cuidados Paliativos. Reside em Itú, estado de São Paulo, Brasil.

Lista de interesse

As inscrições para a turma atual foram encerradas. Mas você pode deixar seu nome na lista e o avisaremos assim que abrirmos novas tumas

Versão assíncrona do curso

Este curso tem uma versão assíncrona, em formato de vídeos gravados.

Acesse o link abaixo ou entre em contato para mais informações:
cursos@casadocuidar.org.br  / (19) 99924-3390 (apenas WhatsApp)