Atenção: Curso suspenso temporariamente devido à pandemia.

Entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro de 2020, a Casa do Cuidar oferecerá o Cuidando de Quem Cuida em Londres. O programa combina a nossa abordagem de pensar o auto-cuidado para profissionais de saúde, juntamente com aprendizados sobre a história de cuidados paliativos.

Serão cinco dias de uma jornada sobre o cuidar: Despertar o olhar e conhecer lugares em sintonia com nossa escolha profissional.

No programa teremos aulas, oficinas, visita ao St. Christopher´s Hospice, ao Highgate Cemetery e a outros locais históricos relacionados à saúde e ao movimento hospice, que nasceu na Inglaterra.

Vamos visitar galerias de artes, conhecer a St Paul’s Cathedral, caminhar à beira do Tâmisa e desfrutar de vivências que alimentem nossa alma e nos ensinem mais do que gostamos de aprender.

Sabemos que o investimento é significativo, mas acreditamos que passaremos dias incríveis juntos.

Para aqueles que se preocupam com a questão da língua: as atividades feitas por nós serão em português. E as atividades realizadas nas instituições mencionadas acima serão em inglês. Porém, teremos sempre tempo para discussões e reflexões após as atividades em inglês, de forma que todos possam esclarecer dúvidas e compreender melhor os conteúdos passados.

Esperamos vocês de braços abertos!

Programação

Quarta-feira, 30 de setembro
09h00 – Chegada, encontro do grupo e apresentação do Cuidando de Quem Cuida: a importância do auto-cuidado / Marcos Viliotti: toque terapêutico
12h00 – Almoço com o grupo (English Pub)
14h00 – No parque: conversa sobre “Como as Artes me tocam”: sensibilização para as artes
17h00 – Intervalo para descanso
19h00 – A morte no jantar

Quinta-feira, 1º de outubro
10h00 – Visita a St Paul’s Cathedral: reflexões sobre espiritualidade e auto-cuidado
13h00 – Almoço perto da Wellcome Collection
14h00 – Escuta do corpo com Kiara Terra
15h00 – Wellcome Collection
19h00 – Jantar livre

Sexta-feira, 2 de outubro
9h30 – St. Christopher´s
Half a day guide visit
13h00 – Almoço e conversa sobre visita no St. Christopher’s Hospice
Passeio Crystal Palace
Reflexões sobre cuida-dos paliativos visto no St. Christopher’s e as diferenças da prática no Brasil
18h00 – Apresentação Kiara Terra e jantar: contação de história

Sábado, 3 de outubro
10h30 – Nightingale tour museum: nascimento da enfermagem moderna
13h00 – Almoço
14h00 – Visita à TATE
17h00 – Conversa sobre a visita: Como fui tocado pelas artes plásticas?
18h00 – Jantar livre

Domingo, 4 de outubro
10h30 – Highgate Cemetery visit
14h00 – Almoço e dinâmica de encerramento

fernanda-rizzo

Fernanda Rizzo di Lione

Psicóloga ítalo-brasileira, formada pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo -1996, Mestrado em Psicologia de Saúde pela City University de Londres, Reino Unido, 1998. Especialista em Psico-Oncologia pela Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (desde 2005) e Cuidados ao Paciente com Dor pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês em São Paulo (2005). Formada em Terapia de Grupo com enfoque Fenomenológico –Existencial, pelo Instituto Fenô e Grupos, São Paulo (2009).

Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia, gestão 2010-2013 e coordenadora da Unidade de Psicologia Hospitalar do Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, de 2005 a 2011. Membro da Associação Brasileira de Daseinsanalyse, afiliada a International Federation of Daseinsanalyse (IFDA) de Zurich.

Psicóloga da ONG Casa do Cuidar, onde trabalha com ensino e prática de Cuidados Paliativos. Foi co-coordenadora da Pós-Graduação em Cuidados Paliativos e do Projeto Cuidando de quem cuida entre 2017-18. Autora de artigos e capítulos de livros em Psicologia da Saúde, Psico-Oncologia, Dor e Cuidados Paliativos.

Trabalha como psicóloga clínica no referencial teórico Fenomenológico – Existencial com crianças e adultos. Atualmente está morando em Madrid e trabalha utilizando ferramentas virtuais (como por exemplo Skype) com seus clientes. Junto com a Cris está sonhando e realizando o 1º Cuidando de quem Cuida no país onde nasceu os Cuidados Paliativos.

Cristiane Ferraz Prade

Graduada em psicologia pela Universidade Mackenzie, em São Paulo – 1996. Mestrado em musicoterapia pela Universidade de Nova York, nos EUA – 1999.

Trabalhou em hospitais nos EUA (Beth Israel Hospital e Mount Sinai Hospital) e no Brasil (Hospital da Beneficência Portuguesa, Hospital Albert Einstein e Hospital Sírio-Libanês), no cuidado a pacientes graves e em fase final de vida.

Co-fundadora da primeira ONG no Brasil dedicada a ensino e prática de cuidados paliativos, a Casa do Cuidar – 2007, onde organizou cursos, palestras, congressos e projetos voltados ao suporte voluntário para pacientes e famílias, bem como auto-cuidado para profissionais de saúde. Atualmente vice-presidente da instituição residindo na Inglaterra, de onde coordena o curso básico multiprofissional à distância e explora novas formas de expandir a filosofia de cuidados paliativos através do projeto Vital Kompass.

Na prática clínica, trabalha integrando musicoterapia na abordagem psicológica existencialista. Autora de capítulos de livros em musicoterapia, psicologia hospitalar e cuidados paliativos. Organizadora de dois livros sobre auto-cuidado para profissionais de saúde. Neste momento, está vivendo um novo capítulo de sua vida, morando em Londres, de onde atende seus clientes através de ferramentas virtuais, além de explorar novos aprendizados. Junto com a Fê está sonhando e realizando o 1º Cuidando de quem Cuida no país onde nasceu os Cuidados Paliativos.

Kiara Terra

Nasceu em São Paulo quase na noite de São João e sempre gostou de inventar palavras. Fez Arte Dramática no Célia Helena Teatro-escola e Comunicação das Artes do Corpo na Pontíficia universidade Católica de São Paulo, co habitação em Performance Arte. Em 1998 iniciou a pesquisa do método de narrativas colaborativas a partir da escuta das perguntas do seu público. Fundou A História Aberta que integra moralidade improvisação.

Os professores se interessam pelas histórias de Kiara e ela passou a viver uma intensa jornada formando professores pelo Brasil. E viajou por importantes iniciativas ligadas à defesa dos direitos das crianças e jovens. Os resultados dessa jornada foram a publicação de livros de literatura infantil, publicações ligadas àliteratura e participações em sites e plataformas digitais de conteúdos relacionados a formação de leitores.

Há 10 anos participa dos cursos de formação de profissionais de cuidados paliativos da Casa do Cuidar, nacional e internacionalmente, com trabalho cujo foco são as narrativas e o fim da vida. Kiara atualmente mora em Portugal, e é doutoranda em Antropologia da Infância na Universidade do Minho.

Marcos Viliotti

Mora em Londres há 30 anos, tem sangue brasileiro e um jeito cuidadoso muito britânico. Depois de 20 anos na área de computação começou a fazer cursos em terapia complementar e gostou tanto que em 2008 deixou o computador para se dedicar integralmente à área da saúde complementar. Em 2009 começou a fazer massagem e reflexologia em um hospice no norte de Londres e em 2011 conseguiu uma vaga na equipe de terapia complementar no St Christopher’s, onde atua até hoje.

Atualmente oferece massagem, aromaterapia, pedras quentes, polaridade (balanceamento energético através da manipulação do corpo), reflexologia e acupuntura auricular. Também dá aulas de yoga. É parceiro e participou do curso de terapias integrativas da Casa do Cuidar.

Investimento

Reserva de vaga até 1º de julho R$ 1.100,00
Reserva de vaga até 1º de setembro R$ 1.300,00

Na chegada ao Reino Unido, pagamento de 600 libras.

Despesas com passagem aérea, hospedagem, transporte, alimentação e lazer não estão incluídas no valor acima. Estimamos um gasto diário de 55 libras com alimentação, transporte e uma folguinha; mas para quem está com a vida mais justa, imaginamos que 40 libras seja suficiente. Além disso, estamos super disponíveis para ajudar no que cada um precisar.

Qualquer dúvida, entrem em contato com Cris ou Fê (cristiane@casadocuidar.org.br +44 7400139520 e fernanda.dilione@gmail.com +34 655435440)

Estamos mega animadas com o I Cuidando de Quem Cuida – Londres!
Beijos,
Fê e Cris