Faça uma doação e receba o e-book “Encontrei Meu Jardim”, de Adriane Lacerda

Um sinalizador de vida,

Prefácio de Ana Holanda*

Adriane passou a vida tentando encontrar um sentido. Primeiro, acreditou que morreria antes dos 30. Quando isso não aconteceu, o que deveria fazer? Foi buscar um sentido que preenchesse seus dias. Primeiro, tentou preencher seu tempo de conhecimento. Até que percebeu que era tanta coisa que não sabia onde tudo aquilo poderia lhe caber. Foi praticar atividade física, emagreceu, se preencheu de endorfina. Foi bom – sim, o efeito da substância no corpo é maravilhoso. Mas ainda não era suficiente. Percebia que a vida passava por ela. Procurava médicos, tratamentos, se agarrou à fé. Até que um problema de saúde a colocou de frente para si, uma doença degenerativa sem caminho de volta.

Trabalho com escrita há três décadas e e já ouvi e li histórias diversas, de amor, tristeza, perdas, saudade. Adriane me apresentou uma nova narrativa. Ela é agarrada à vida. Não no sentido de quem se apega, mas na intensidade de aproveitá-la de todas as formas. Eu a conheci quando fez um curso meu – e ela participou de vários. Porque tinha ânsia também por registrar suas histórias, memórias e sentimentos em relação a tudo o que estava acontecendo. Para servir como sinalizador – a si e ao outro. Fomos nos tornando próximas pela palavra. Até que um dia me mandou uma mensagem perguntando se eu poderia guiá-la na escrita deste livro. “Não sei quanto tempo ainda vou conseguir escrever”, contou. A obra foi, assim, feita em algumas semanas. Adriane tem pressa. De estar. Aqui. De aproveitar esta festa chamada vida até o último minuto. Seu livro é, assim, não um registro de memórias, mas um chamado à esperança, ao amor, à força, ao sentido que buscamos desesperadamente e que, muitas vezes, está próximo o tempo todo.

A presença da finitude provoca isso: nos coloca óculos e recupera a miopia para que possamos enxergar. Adriane enxergou e compartilha este aprendizado em uma escrita sincera, aberta, informativa (inclusive para quem está vivenciando algo similar) e bonita. Um livro para qualquer um. Um livro sobre viver.

 

*Ana Holanda é professora, escritora e guia pessoas pelo caminho da escrita

Doação mínima: R$ 10,00

Categoria: