Via: Antiemetics for adults for prevention of nausea and vomiting caused by moderately or highly emetogenic chemotherapy: a network meta-analysis (Review) Piechotta V, Adams A, Haque M, Scheckel B, Kreuzberger N, Monsef I, Jordan K, Kuhr K, Skoetz N | Cochrane Database of Systematic Reviews 2021, Issue 11. Art. No.: CD012775.

O cuidado paliativo, por definição, é uma abordagem que prioriza qualidade de vida e “previne e alivia o sofrimento, através da identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e de outros problemas físicos”. No paciente em quimioterapia, um sintoma frequente relacionado ao tratamento é a náusea e o vômito, acometendo cerca de 70% das pessoas.

O manejo da prevenção de náusea nesses pacientes já foi bem estudado, mas diante do surgimento de novas classes de medicações e novos medicamentos de classes já conhecidas, foi proposta uma revisão buscando entender o benefício de se associar um Antagonista do Receptor da Neurocinina 1 (NK1), ainda pouco acessível no nosso país, a um Antagonista Seletivo do Receptor Serotonina, classe mais conhecida, que inclui a ondansetrona.

Nessa revisão, a associação em pacientes recebendo protocolos que não são considerados altamente emetogênicos se beneficiaram apenas do antagonista seletivo de receptor de serotonina + corticóide, sem a necessidade de associação do NK1.

Buscar os melhores tratamentos disponíveis aos pacientes é sempre importante, mas sem esquecer de avaliar a evidência e custo efetividade dos mesmos. Nem sempre o novo será o melhor.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário