A Casa do Cuidar, com uma equipe incrível de profissionais da área, sob a coordenação da Dra. Ana Claudia Quintana Arantes e Natálie Iani Goldoni, desenvolveu o curso “Aprimoramento em Comunicação Alternativa para atuação em Cuidados Paliativos”.

Nesse ano de 2022 o curso terá um formato inédito: PRESENCIAL, na Casa do Cuidar em São Paulo. Para compor essa partilha teremos um time de profissionais especialistas na área da comunicação alternativa, dentre eles Rafael Alves e Rodrigo Dias mestres da tecnologia assistiva que exercem há anos o cuidado na comunicação humana a pacientes em cuidados críticos e que trarão inovações, atualizações e muita PRÁTICA.

A Comunicação Alternativa é uma ferramenta de apoio fundamental para que pessoas que perdem a fala ou que não falavam possam ter a oportunidade de validar as suas dores, necessidades, desejos por meio de estratégias comunicativas se apropriando de recursos.

Nesse curso, você vai aprender os diversos recursos de comunicação, as estratégias de como acessar a comunicação do seu paciente com ausência temporária ou permanente da fala e os aspectos fundamentais para contribuir e implementar a comunicação alternativa na atuação em Cuidados Paliativos. O curso é indicado para todo e qualquer profissional que se interesse pela comunicação de pessoas com ausência temporária ou permanente da fala em Cuidados Paliativos, incluindo residentes, estudantes de Medicina, Fonoaudiólogas, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, estudantes e profissionais de outras áreas que compõem a Equipe de Cuidados Paliativos, além de familiares e cuidadores de pacientes em Cuidados Paliativos.

É um curso totalmente presencial e com muita prática, pronto para uma imersão no universo da comunicação alternativa na atuação em cuidados paliativos permitindo a partilha com os professores do curso e os outros participantes.

Se você entende, como nós, que não existe dignidade ao paciente que não fala sem comunicação eficaz, a busca desse momento é para te preparar para uma comunicação Afetiva e Efetiva com quem precisa de Você. A comunicação alternativa também é um ato de amor!

 


 

 

 

 

 

Poesia Falada por Vince

Eu (Clarice Lispector)

Sou composta por urgências:
minhas alegrias são intensas;
minhas tristezas, absolutas.
Entupo-me de ausências,
Esvazio-me de excessos.
Eu não caibo no estreito,
eu só vivo nos extremos.

Pouco não me serve,
médio não me satisfaz,
metades nunca foram meu forte!

Todos os grandes e pequenos momentos,
feitos com amor e com carinho,
são pra mim recordações eternas.
Palavras até me conquistam temporariamente…
Mas atitudes me perdem ou me ganham para sempre.

Suponho que me entender
não é uma questão de inteligência
e sim de sentir,
de entrar em contato…
Ou toca, ou não toca.”

Mais informações

Quando:
16 de dezembro de 2022, das 19h às 22h
17 de dezembro de 2022, das 8h às 19h

Carga horária: 14 horas / com certificado
Formato: presencial

Coordenação: Natálie Iani Goldoni e Ana Claudia Quintana Arantes

Professores: Natálie Iani Goldoni, Rodrigo Dias, Rafael Alves e Ana Claudia Quintana Arantes

Ana Claudia Quintana Arantes

Médica geriatra e paliativista. É sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos. CEO da empresa de suporte de reabilitação e cuidados paliativos domiciliares – A Casa Humana, em São Paulo. Escritora, autora do livro “A Morte é um dia que vale a pena viver” (Ed Leya em 2016, 2a edição 2019, pela Sextante), lançado em Portugal e México, com programação breve na Itália, Coreia, Japão e China. E o mais recente. Histórias Lindas de Morrer (março 2020, Ed. Sextante) e em Portugal (Ed. Leya – setembro/2020).

Natálie Iani Goldoni

Fonoaudióloga (UNESP/Marília) e Educadora(UESC-BA); Doutoranda com foco na Comunicação Suplementar e Alternativa (UNESP/Marília). Paliativista com curso Básico e Avançado em Medicina Paliativa pelo Instituto Pallium Latonoamérica (USAL). Pesquisadora colaboradora na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB-CFP). Fonoaudióloga Paliativista Domiciliar/Clínica nas áreas da Comunicação Suplementar e Alternativa e Disfagia. Membro do Comitê Científico da International Society for Augmentative and Alternative Communication (ISAAC- Brasil 2022-2023); Secretária e Membro ativo do Comitê de Fonoaudiologia na Diretora Nacional da Agência Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP); Tutora com muito amor e gratidão na área de Comunicação Alternativa em Cuidados Paliativos na Casa do Cuidar (SP).

Rodrigo Dias

Engenheiro Eletricista e Mestre na área de Comunicação Suplementar e Alternativa pela Faculdade de Eng. Elétrica e Computação da UNICAMP.
Trabalhou no Centro de Latino-Americano de Pesquisa da SAMSUNG, no grupo EMBRAER , startup de tecnologia para Educação e hoje atua no LuizaLabs, do Magazine Luiza.
Trabalha em parceria com terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e fisioterapeutas no desenvolvimento de soluções de tecnologias assistivas desde 2004.

Rafael Alves

Especialista em tecnologia assistiva com eye tracking na Civiam Brasil, pós-graduado em Terapia Ocupacional Aplicada à Neurologia – Hospital Albert Einstein, MBA Health Tech – FIAP-SP, engenheiro de sistemas pelo Centro de Tecnologia IBTA-SP. Atua com recursos assistivos Tobii Dynavox desde 2010, apoiando a equipe multidisciplinar na implementação de soluções para acesso ao computador, comunicação alternativa e automação residencial.

Inscreva-se

Investimento: R$ 800,00
Público alvo: público em geral
Desconto de 20% para sócios da Casa do Cuidar

Aprimoramento em Comunicação Alternativa para Atuação em Cuidados Paliativos – presencial 2022

R$ 800,00

Categoria:

Versão assíncrona do curso

Este curso tem uma versão assíncrona, em formato de vídeos gravados.

Acesse o link abaixo ou entre em contato para mais informações:
cursos@casadocuidar.org.br  / (19) 99924-3390 (apenas WhatsApp)