Luto é a manifestação social de um sentimento de pesar assumido socialmente frente a uma experiência de perda. Acontece sempre que nossa vida é afetada para sempre pelo término de uma relação, situação, projeto, sonho.

As reações mais comuns frente à experiência de luto podem ser de natureza emocional, física, cognitiva e comportamental que podem durar tempo variável desde apenas alguns dias, ou até mesmo, vários meses. Sentimentos tais como choque, tristeza, sentimento de culpa, raiva e hostilidade, solidão, sensação de abandono, agitação, ansiedade, fadiga, insônia: desejo de estar com a pessoa falecida; desamparo e até alívio. Podem estar acompanhados de sensações físicas descritas em geral como um vazio no estômago, aperto no peito, nó na garganta, intolerância ao barulho, sensação de despersonalização, falta de ar, dificuldade para respirar; fraqueza muscular; falta de energia; boca seca; queixas somáticas; suscetibilidade a doenças, principalmente as doenças ligadas à baixa imunidade, estresse ou falta de cuidados com a saúde.

Do ponto de vista cognitivo, a experiência de perda pode levar a apresentar quadro de descrença; confusão, déficit de memória e concentração; pensamentos obsessivos; sensação da presença da pessoa falecida e alucinações. Mudanças no comportamento social do enlutado são manifestadas através de distúrbio de sono; perda ou aumento de apetite; aumento no consumo de psicotrópicos, álcool e fumo; comportamento distante; isolamento social, evitando coisas que lembrem a pessoa que faleceu, sonhos com o falecido, hiperatividade e inquietação.

Ana Claudia Quintana Arantes

Nós podemos ajudar

Entendemos que a perda de uma pessoa querida pode gerar grande sofrimento aos familiares e amigos. A Casa do Cuidar oferece apoio psicológico, bem como avaliação médica do enlutado visando fortalecer sua saúde mental e física durante esse período.

Oferecemos o atendimento de avaliação inicial e proposta de suporte por 6 a 8 sessões e após, o encaminhamento para profissionais qualificados que possam dar seguimento ao cuidado se necessário.

Para saber mais sobre esse projeto, envie um e-mail para faleconosco@casadocuidar.org.br com o assunto “Suporte ao Luto”.