Objetivos do curso

Esse curso busca contribuir para a formação na área de Capelania, a partir do diálogo com temáticas que fazem a interface entre estudos sobre espiritualidade, religião e saúde, no contexto dos Cuidados Paliativos. O cuidado com a dor espiritual, com práticas espirituais compassivas, de escuta e entrega serão os eixos norteadores do que se desenvolverá ao longo do curso.

 

Informações gerais

  • 34 aulas ao vivo pela plataforma Zoom com duração de 3 horas.
    + 6 aulas gravadas de 3 horas (Total de 120 horas/aula).
  • 120 horas para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso – contando as orientações.
  • 120 horas de atividades obrigatórias programadas (fóruns de discussão | fichamentos de livros e artigos | discussão sobre filmes e documentários).
  • Trabalho de Conclusão de Curso: elaboração de um artigo sobre algum tema relacionado aos conteúdos ofertados no curso, o texto deverá conter entre 20 e 25 laudas, de acordo com as normas da ABNT.

Professores convidados

boff

Leonardo Boff

lucia-helena-galvao-28012021-121539

Lúcia Helena Galvão Maya

Coordenação

odenicio

Odenicio Marques

Ana-Claudia-Q-Arantes

Ana Claudia Quintana Arantes

Programação

Dia 25 de março de 2021
Aula Inaugural, com Leonardo Boff

 

1º MÓDULO: INTRODUÇÃO

Introdução à Capelania
Metodologia Científica I
Metodologia Científica II

 

2º MÓDULO: O FENÔMENO RELIGIOSO

Bases Teológicas para a Capelania I
Bases Teológicas para a Capelania II
Capelania e Ciências da Religião
Aulas com Lúcia Helena Galvão
Filosofia da Religião I (Antiga e Medieval)
Filosofia da Religião II (Moderna)
Filosofia da Religião III (Contemporânea)

 

3º MÓDULO: O FENÔMENO RELIGIOSO COMO FENÔMENO HUMANO

Antropologia e Sociologia da Religião
Psicologia da Religião

 

4º MÓDULO: CUIDADOS PALIATIVOS E CUIDADOS ESPIRITUAIS

Introdução aos Cuidados Paliativos
A Dor Espiritual nos Cuidados Paliativos
Tanatologia e Símbolos Religiosos
Bioética e Espiritualidade nos Cuidados Paliativos Setembro:
Metodologia Científica III

 

5º MÓDULO: DIÁLOGOS COM A CAPELANIA
Capelania e Equipe Multidisciplinar
Capelania e Linguagens Artísticas
Capelania, História e Memória

 

6º MÓDULO: PRÁTICAS DE CAPELANIA
Capelania e Pediatria
Capelania, Geriatria e Gerontologia
Capelania, Clínica Médica, Terapia Intensiva e Emergência
Capelania e Autocuidado
Capelania, Gestão de Rotinas e Projetos
Capenia, Comunicação de Notícias Difíceis e Luto
Liturgias, Rituais e Ateísmo
Metodologia Científica IV

 

Dia 9 de dezembro de 2021
Aula de encerramento com Leonardo Boff e prazo final para a entrega dos TCCs

Mais informações

Quando: quintas-feiras (março a dezembro de 2021)

Início: 25/03/2021

Horário: 19h as 22h

Valor: 12x de R$ 900,00

Docentes convidados: Leonardo Boff e Lúcia Helena Galvão Maya

Coordenação: Odenicio de Melo e Ana Claudia Quintana Arantes

Leonardo Boff

Leonardo Boff nasceu em Concórdia, Santa Catarina, aos 14 de dezembro de 1938. É neto de imigrantes italianos da região do Veneto, vindos para o Rio Grande do Sul no final do século XIX.Fez seus estudos primários e secundários em Concórdia-SC, Rio Negro-PR e Agudos-SP. Cursou Filosofia em Curitiba-PR e Teologia em Petrópolis-RJ. Doutorou-se em Teologia e Filosofia na Universidade de Munique-Alemanha, em 1970. Ingressou na Ordem dos Frades Menores, franciscanos, em 1959.

Durante 22 anos, foi professor de Teologia Sistemática e Ecumênica em Petrópolis, no Instituto Teológico Franciscano. Professor de Teologia e Espiritualidade em vários centros de estudo e universidades no Brasil e no exterior, além de professor-visitante nas universidades de Lisboa (Portugal), Salamanca (Espanha), Harvard (EUA), Basel (Suíça) e Heidelberg (Alemanha).

É doutor honoris causa em Política pela universidade de Turim (Itália) e em Teologia pela universidade de Lund (Suécia), tendo ainda sido agraciado com vários prêmios no Brasil e no exterior, por causa de sua luta em favor dos fracos, dos oprimidos e marginalizados e dos Direitos Humanos.

Lúcia Helena Galvão Maya

É professora de filosofia da organização Nova Acrópole do Brasil. Há 30 anos na instituição, é uma das palestrantes mais antigas e ativas. Nascida no Rio de Janeiro, reside hoje em Brasília, onde ministra aulas sobre os mais variados temas: ética, sociopolítica, simbologia, história da filosofia, entre outros.

Poetisa, já publicou quatro livros, além de produzir artigos e crônicas frequentemente publicados pela imprensa de todo o país. Profere ainda palestras e conferências regularmente para grandes públicos no Brasil e em outros países.

Odenicio Marques

Teólogo, formado pela Escola Superior de Teologia (EST) – São Leopoldo | RS. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, pelo PPGEAHC, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo. Licenciando em Letras, Língua Portuguesa – Literatura, pela UFF (Universidade Federal Fluminense), Niterói | RJ. Mestrando em Filosofia, pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Rio de Janeiro | RJ. Capelão Hospitalar, Hospital Casa Evangélico.

Ana Claudia Quintana Arantes

Médica formada pela USP com residência em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Fez pós-graduação em Psicologia – Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia e especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford.

É sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos.

Participou do TEDx FMUSP com a palestra “A Morte é um dia que vale a pena viver” e lançou a segunda edição do livro com o mesmo título pela Editora Sextante – livro que permanece entre os mais vendidos e recomendados desde a primeira edição em 2016.

Atualmente é docente da The School of Life e da Casa do Saber, ministrando as aulas “Como lidar com a morte” e “Como ter melhores conversas”. Desde 2015 vem desenvolvendo palestras, cursos e workshops intensivos de Conversas sobre Envelhecimento, Comunicação Compassiva, Cuidando de quem Cuida e sobre como conversar sobre a Morte.

Trabalha em seu consultório particular no atendimento de pacientes e famílias na Geriatria, Cuidados Paliativos e suporte ao luto.

Lista de interesse

As inscrições para a turma atual foram encerradas. Mas você pode deixar seu nome na lista e o avisaremos assim que abrirmos novas tumas