Você gostaria de compreender, abordar, conectar-se, vivenciar e ajudar alguém no processo de viver a vida até o seu final, até o momento de sua morte? Já imaginou como seria importante nesses momentos tão difíceis pelos quais todos nós passamos ou iremos passar, ser a pessoa que facilita e possibilita o fim da vida ocorra de forma digna, cuidadosa e amorosa?

Você pode ser a luz que ilumina o caminho de um ser humano (e de seus bem amados…) nos últimos dias de sua existência, favorecendo momentos de paz, reconexão e alívio do sofrimento. Pode ir além de tudo que aprendeu e que viveu pessoal e profissionalmente, para encontrar junto do outro, na despedida de seus dias, um propósito que transcenda a vida de cada um de nós.

Esse curso é aprendizado para todos que estão vivos. É para todos que se preocupam que a vida seja boa, repleta de beleza e sentido. De uma vida que possa ir além de todo e qualquer sofrimento. Esse curso é para todos nós! É um convite para aqueles que querem se abrir para vida na profundidade da experiência que a morte e o morrer nos possibilitam.

Sentinela

(Milton Nascimento / Fernando Brant)

Morte vela sentinela sou do corpo desse meu irmão que já se vai
Revejo nessa hora tudo que ocorreu, memória não morrerá
Vul… to negro em meu rumo vem
Mostrar a sua dor plantada nesse chão
Seu rosto brilha em reza, brilha em faca e flor
Histórias vem me contar
Longe, longe, ouço essa voz
Que o tempo não vai levar
Precisa gritar sua força ê irmão, sobreviver
A morte inda não vai chegar, se a gente na hora de unir
Os caminhos num só, não fugir e nem se desviar
Precisa amar sua amiga, ê irmão e relembrar
Que o mundo só vai se curvar
Quando o amor que em seu corpo já nasceu
Liberdade buscar,
Na mulher que você encontrar
Morte vela sentinela sou
Do corpo desse meu irmão que já se foi
Revejo nessa hora tudo que aprendi, memória não morrerá
Longe, longe, ouço essa voz
Que o tempo não vai levar

Público-alvo

O curso está aberto para estudantes de graduação das áreas da saúde, voluntários, estudantes do ensino médio, profissionais de saúde, profissionais de cuidados paliativos, inclusive para aqueles que não têm uma formação específica em saúde, familiares e amigos de pessoas adoecidas e que desejam aprender e estão disponíveis a trilhar esse caminho conosco.

Programa

Fase 1
Bases dos Cuidados Paliativos e Compreensão do processo multidimensional da finitude

Fase 2
Conexão com o sofrimento humano – a comunicação compassiva como caminho de cuidados

Fase 3
Considerações sobre abordagens dos sofrimentos mediante intervenção não medicamentosa para conforto

Fase 4
Aprendizados sobre cuidados com o corpo humano – antes, durante e depois da morte

Fase 5
A jornada do cuidado pediátrico

Fase 6
A jornada do cuidado ao paciente geriátrico

Fase 7
Espiritualidade e o sagrado da vida

Fase 8
Reconhecendo a jornada do luto

Fase 9
Autocuidado

Fase 10
Formação do Sentinela

 

*A formação de Sentinelas acontece em aulas ao vivo, sendo importante sua participando em pelo menos 85% da frequência do curso, além da execução das avaliações solicitadas, para ter direito à receber o certificado.

Planejamento de aprendizado

Turma II – Sentinelas Casa do Cuidar

Coordenadora de ensino: Ana Claudia Quintana Arantes e Flávia Vieira

De maio a dezembro 2022
Início: 09/05/2022

Inscrições abertas até 23/04/2022

Aulas às segundas-feiras, das 14h às 20h30, terças-feiras das 19h30 às 21h (dias 17/05; 07/06; 26/07; 23/08; 20/09) e sábados, das 10h às 18h30 (dias 21/05; 25/06; 16/07; 08/10; 22/10; 12/11)

* Você terá direito a assistir as gravações das aulas por sete dias. Após esse período, haverá a necessidade de pagamento de uma taxa para liberação da mesma.  

Instrutores confirmados

Ana Claudia Quintana Arantes

Médica formada pela USP com residência em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Fez pós-graduação em Psicologia – Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia e especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford. É sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos.

Participou do TEDx FMUSP com a palestra “A Morte é um dia que vale a pena viver” e lançou a segunda edição do livro com o mesmo título pela Editora Sextante – livro que permanece entre os mais vendidos e recomendados desde a primeira edição em 2016.

Leonardo Consolim

Médico de Cuidados Paliativos. Responsável pelo Serviço de Cuidados Paliativos da Santa Casa de Misericórdia e do Hospital Regional do Câncer de Passos – MG
Professor do Curso de Medicina da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Médico e sócio fundador do Espaço Vida e Plenitude – um espaço para Ser, Crescer e Transcender

Alexandre Silva

Graduado em Enfermagem , especialista em saúde mental e Gestão Hospitalar, mestrado e doutorado na temática dos cuidados paliativos, pela UEMG UFMG/Universidade Católica Portuguesa. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de São João Del Rei, nos Cursos de Enfermagem e Medicina. Membro e pesquisador voluntário do Grupo de Estudo e Pesquisa em Cuidados Paliativos da ENSP FIOCRUZ e do Observatório português em cuidados paliativos. Membro do Comitê de cuidados paliativos do Coren-MG. E se não for ousadia, professor colaborador da Casa do Cuidar.

José Carlos Safi

Formado pela Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP, com especialização em Medicina Intensiva, Clínica Médica e atua em Cuidados Paliativos. Desde 2015 é pupilo da Casa do Cuidar, organização social sem fins lucrativos, criada com o objetivo de trabalho multiprofissional compartilhado na prática e no ensino de Cuidados Paliativos. Reside em Itú, estado de São Paulo, Brasil.

Cristiane Prade

Graduada em psicologia pela Universidade Mackenzie. Mestre em musicoterapia pela Universidade de Nova York.

Realizou curso de aprimoramento em Intervenções em Luto pelo Instituto 4Estações. Co-fundadora da Casa do Cuidar. Atuou em grandes hospitais como: Beth Israel e Mount Sinai, em Nova York, Beneficência Portuguesa, Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital Sírio Libanês em São Paulo. Atendia em consultório e em domicílio pacientes e familiares na cidade de São Paulo.

Sócia-fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos. Atualmente vice-presidente da instituição residindo na Inglaterra, de onde coordena o curso básico multiprofissional a distância e explora novas formas de expandir a filosofia de cuidados paliativos através do projeto Vital Kompass.

Flavia Vieira

Eu me percebo uma aprendiz do cuidar e escolhi a psicologia há 21 anos, como a forma de ser cuidaDORa. A psicologia junguiana é a minha base para o olhar humano. Mas também me formei em psicologia hospitalar e especializei em gestão do potencial humano nas organizações.

A comunicação não violenta chegou como possibilidade de escuta mais profunda, através da empatia e da compaixão. Fiz formação pelo Instituto CNV Brasil, em parceria com CNVC. Hoje, sou facilitadora de CNV.

Agreguei o Eneagrama como caminho profundo de autodesenvolvimento e me certifiquei nessa sabedoria pela Escola Americana de Tradição Narrativa e sou acreditada pela IEA Brasil.

Além da escuta clínica, atuo também em contextos de crises e desastres e, durante a pandemia, co-fundei o projeto voluntário de suporte emocional para pacientes e enlutados por Covid: o Abrigo Humano.

Ao meu ofício, agreguei os cuidados paliativos é hoje sou aluna dessa casa que traz o Cuidar até no nome. Junto a isso, sou incansável estudiosa da escuta profunda e da contemplação da Alma.

Tathy Araújo

Pernambucana, Escritora, Coach de Saúde e Bem estar pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP, graduada em Marketing, pós-graduada em Gastronomia Funcional, cursando especialização em Logoterapia; Idealizadora do movimento Trocas Saudáveis que propõe a alimentação como ferramenta de conexão e transformação através de uma culinária afetiva, intuitiva e regenerativa. Desde 2016 realiza encontros itinerantes e temáticos, vivências e jornadas de estilo de vida, hábitos e desenvolvimento de habilidades culinárias.
Autora do livro “Destempero. Quando a vida pede mais sabor” (Ed Loyola)

Tania Zacharias

Em breve

Cintia Manabe Yonamine

Terapeuta corporal com mais de 25 anos de experiência.
Fisioterapeuta com formação em Shiatsu no Japão, Medicina Chinesa no Brasil e especialização em Acupuntura na Universidade de Shandong e no Centro de Treinamento Internacional de Beijing na China, Reiki, Barras de Access, técnicas respiratórias pelo Instituto de Renascimento de SP.
Sócia fundadora e atuante na Manabe Terapia Oriental, desde 2010 até o momento.

Carol Gomes

Arquiteta e Terapeuta Floral, com aprimoramentos nas áreas de ambientes afetivos, neuroarquitetura, design biofílico e poética do espaço.
Profissional certificada HBC PRO – em ambientes saudáveis. Idealizadora da @afetoambiente.

Helenne Fromm

Desde a infância entender o comportamento humano era algo que despertava seu interesse. Fez um caminho não tradicional, passando por uma formação em administração de empresas, pós-graduação em Marketing, formação em coach executivo e pessoal, uma especialização em coaching para liderança, até que, um ano após o nascimento da sua primeira filha, resolveu encarar de vez a formação em Psicanálise e mergulhar profundamente nos estudos do inconsciente.

A psicanálise se mistura com outra área de conhecimento, a Antroposofia e, desse encontro já surgiu um livro e muitas outras histórias para contar. Sua paixão sempre foi a escrita e a poesia.

Atuou por 14 anos na IBM liderando a área de desenvolvimento dos profissionais e liderança de Software no Brasil, mas isso já parece que foi numa outra vida.

De setembro/17 até dezembro de 2020 esteve em sabático, vivendo na Argentina onde escreveu e publicou seu artigos para o Voicers, uma plataforma de educação e tecnologia. Também em 2020 ano lançou seu segundo livro infantil “Hilma af Klint e seu fantástico oceano de cores”, sobre a vida e a obra desta artista sueca que viveu no século XIX, que acabou se tornando um projeto social para fomentação de contação de história por jovens em situação de vulnerabilidade social para as crianças que fazem parte da sua comunidade, uma ação em conjunto com o Movimento Conexão Favela. De volta ao Brasil, voltou aos estudos, agora em Terapia Artistica.

Investimento

Curso completo – R$ 6.800,00 
(Pode ser dividido em até 10 vezes com juros)

Observação: Você receberá o link para pagamento do curso mais próximo do início do curso.

Valor da Matrícula: R$ 230,00
*O valor pago pela taxa de candidatura não é reembolsável.

Inscrição no curso Sentinelas – Formação para Guardiões de Fim de Vida

R$ 230,00

Categoria: SKU: sentinelas-turma2022