Ao ensinar que “o importante não é o que fazem conosco, mas o que nós fazemos daquilo que fazem de nós”, Jean-Paul Sartre relacionou duas palavras para sempre: Liberdade e Responsabilidade. E juntamente com essas noções, ele apresentou em suas obras as noções de contingências da existência e de Projeto de Ser, lançando os fundamentos de uma Clínica das Situações. Neste curso essencialmente clínico, vamos percorrer os fundamentos do Acompanhamento Existencial e da Psicoterapia Existencial, descobrindo como ajudar os pacientes a encontrar alívio do sofrimento e desenvolver novas possibilidades de ser-no-mundo, ainda que em face da última contingência da existência humana: a morte.

Vamos percorrer os fundamentos filosóficos e existenciais da teoria sartreana, assim como as possibilidades clínicas que ela oferece para o acompanhamento de pacientes e famílias que enfrentam a realidade das doenças graves, compreendendo as nuanças na direção clínica durante os atendimentos nas diferenças fases da doença. Também conheceremos as especificidades dos cuidados psicossociais ao fim da vida, além de uma discussão sobre os desafios contratransferenciais e os pontos cegos que podem influenciar as condutas dos profissionais envolvidos no cuidado.

Haverá a discussão de casos clínicos, assim como uma reflexão cuidadosa sobre a ética, a necessidade de autocuidado, a importância da terapia pessoal, do estudo continuo e da supervisão, possibilitando um fazer clínico ético, responsável e sensível. Vem com a gente? ❤️

 

Programa

  • Existencialismo, Fenomenologia e Projeto de Ser: breve introdução à Psicologia Existencial de J.-P. Sartre
  • Existência e Temporalidade
  • Projeto de Ser e Situação
  • A noção de morte em Sartre e Heidegger: encontros e desencontros teórico-conceituais
  • Procedimentos metodológicos em Psicoterapia Existencialista
  • Especificidades em Cuidados Paliativos: Acompanhamento existencial versus Psicoterapia existencial
  • Fim de Vida
  • Casos Clínicos e Possibilidades Clínicas

Mais informações

Data: 8 e 9 de agosto de 2020

Horário: sábado, das 10h às 18h, e domingo das 10h às 13h

Docente: Rodrigo Luz

Rodrigo Luz

Rodrigo Luz é Tanatologista, Paliativista é Psicólogo formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com treinamento em Psicoterapia Existencial e Abordagens Dialógicas e Fenomenológicas baseadas em J.-P. Sartre e M. Heidegger. É professor de diversas pós-graduações brasileiras de Cuidados Paliativos, como a Universidade de Pernambuco, a Fundação Oswaldo Cruz e a Casa do Cuidar – Ensino e Pesquisa em Cuidados Paliativos. É Presidente da Fundação Elisabeth Kübler-Ross Brasil, com sede no Rio de Janeiro, e coordena o Curso Avançado de Tanatologia e Cuidados Paliativos desta instituição, além de diversos workshops baseados no legado de Elisabeth Kübler-Ross em todo o Brasil. É membro do Advisory Board da Elisabeth Kübler-Ross Foundation USA.

Lista de interesse

As inscrições para a turma atual foram encerradas. Mas você pode deixar seu nome na lista e o avisaremos assim que abrirmos novas tumas