Objetivos do curso

Esse curso busca contribuir para a formação na área de Capelania, a partir do diálogo com temáticas que fazem a interface entre estudos sobre espiritualidade, religião e saúde, no contexto dos Cuidados Paliativos. O cuidado com a dor espiritual, com práticas espirituais compassivas, de escuta e entrega serão os eixos norteadores do que se desenvolverá ao longo do curso.

 

Informações gerais

  • 34 aulas ao vivo pela plataforma Zoom com duração de 3 horas.
    + 6 aulas gravadas de 3 horas (Total de 120 horas/aula).
  • 120 horas para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso – contando as orientações.
  • 120 horas de atividades obrigatórias programadas (fóruns de discussão | fichamentos de livros e artigos | discussão sobre filmes e documentários).
  • Trabalho de Conclusão de Curso: elaboração de um artigo sobre algum tema relacionado aos conteúdos ofertados no curso, o texto deverá conter entre 20 e 25 laudas, de acordo com as normas da ABNT.

Professores convidados

boff

Leonardo Boff

lucia-helena-galvao-28012021-121539

Lúcia Helena Galvão Maya

Coordenação

Ana-Claudia-Q-Arantes

Ana Claudia Quintana Arantes

Programação

Dia 25 de março de 2021
Aula Inaugural, com Leonardo Boff

 

1º MÓDULO: INTRODUÇÃO

Introdução à Capelania
Metodologia Científica I
Metodologia Científica II

 

2º MÓDULO: O FENÔMENO RELIGIOSO

Bases Teológicas para a Capelania I
Bases Teológicas para a Capelania II
Capelania e Ciências da Religião
Aulas com Lúcia Helena Galvão
Filosofia da Religião I (Antiga e Medieval)
Filosofia da Religião II (Moderna)
Filosofia da Religião III (Contemporânea)

 

3º MÓDULO: O FENÔMENO RELIGIOSO COMO FENÔMENO HUMANO

Antropologia e Sociologia da Religião
Psicologia da Religião

 

4º MÓDULO: CUIDADOS PALIATIVOS E CUIDADOS ESPIRITUAIS

Introdução aos Cuidados Paliativos
A Dor Espiritual nos Cuidados Paliativos
Tanatologia e Símbolos Religiosos
Bioética e Espiritualidade nos Cuidados Paliativos Setembro:
Metodologia Científica III

 

5º MÓDULO: DIÁLOGOS COM A CAPELANIA
Capelania e Equipe Multidisciplinar
Capelania e Linguagens Artísticas
Capelania, História e Memória

 

6º MÓDULO: PRÁTICAS DE CAPELANIA
Capelania e Pediatria
Capelania, Geriatria e Gerontologia
Capelania, Clínica Médica, Terapia Intensiva e Emergência
Capelania e Autocuidado
Capelania, Gestão de Rotinas e Projetos
Capenia, Comunicação de Notícias Difíceis e Luto
Liturgias, Rituais e Ateísmo
Metodologia Científica IV

 

Dia 9 de dezembro de 2021
Aula de encerramento com Leonardo Boff e prazo final para a entrega dos TCCs

Mais informações

Quando: quintas-feiras (março a dezembro de 2021)

Início: 25/03/2021

Horário: 19h as 22h

Valor: 12x de R$ 900,00

Docentes convidados: Leonardo Boff e Lúcia Helena Galvão Maya

Coordenação: Ana Claudia Quintana Arantes

Leonardo Boff

Leonardo Boff nasceu em Concórdia, Santa Catarina, aos 14 de dezembro de 1938. É neto de imigrantes italianos da região do Veneto, vindos para o Rio Grande do Sul no final do século XIX.Fez seus estudos primários e secundários em Concórdia-SC, Rio Negro-PR e Agudos-SP. Cursou Filosofia em Curitiba-PR e Teologia em Petrópolis-RJ. Doutorou-se em Teologia e Filosofia na Universidade de Munique-Alemanha, em 1970. Ingressou na Ordem dos Frades Menores, franciscanos, em 1959.

Durante 22 anos, foi professor de Teologia Sistemática e Ecumênica em Petrópolis, no Instituto Teológico Franciscano. Professor de Teologia e Espiritualidade em vários centros de estudo e universidades no Brasil e no exterior, além de professor-visitante nas universidades de Lisboa (Portugal), Salamanca (Espanha), Harvard (EUA), Basel (Suíça) e Heidelberg (Alemanha).

É doutor honoris causa em Política pela universidade de Turim (Itália) e em Teologia pela universidade de Lund (Suécia), tendo ainda sido agraciado com vários prêmios no Brasil e no exterior, por causa de sua luta em favor dos fracos, dos oprimidos e marginalizados e dos Direitos Humanos.

Lúcia Helena Galvão Maya

É professora de filosofia da organização Nova Acrópole do Brasil. Há 30 anos na instituição, é uma das palestrantes mais antigas e ativas. Nascida no Rio de Janeiro, reside hoje em Brasília, onde ministra aulas sobre os mais variados temas: ética, sociopolítica, simbologia, história da filosofia, entre outros.

Poetisa, já publicou quatro livros, além de produzir artigos e crônicas frequentemente publicados pela imprensa de todo o país. Profere ainda palestras e conferências regularmente para grandes públicos no Brasil e em outros países.

Ana Claudia Quintana Arantes

Médica formada pela USP com residência em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Fez pós-graduação em Psicologia – Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia e especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford.

É sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos.

Participou do TEDx FMUSP com a palestra “A Morte é um dia que vale a pena viver” e lançou a segunda edição do livro com o mesmo título pela Editora Sextante – livro que permanece entre os mais vendidos e recomendados desde a primeira edição em 2016.

Atualmente é docente da The School of Life e da Casa do Saber, ministrando as aulas “Como lidar com a morte” e “Como ter melhores conversas”. Desde 2015 vem desenvolvendo palestras, cursos e workshops intensivos de Conversas sobre Envelhecimento, Comunicação Compassiva, Cuidando de quem Cuida e sobre como conversar sobre a Morte.

Trabalha em seu consultório particular no atendimento de pacientes e famílias na Geriatria, Cuidados Paliativos e suporte ao luto.

Consultores

Bruno Oliveira

Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Bacharel em Teologia – Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e Instituto Metodista Bennett, Licenciado em Filosofia – Universidade Cândido Mendes, Capelão Titular do INCA HC-IV (Unidade de Cuidados Paliativos) e do NIG (Núcleo Integrado de Geriatria), Membro da diretoria da Academia Nacional de Cuidados Paliativos do Estado do RJ (ANCP/RJ), Membro fundador do comitê de espiritualidade da SBED (Sociedade Brasileira para Estudo da Dor), Docente do Curso de Extensão em Cuidados Paliativos do Instituto COI, Professor convidado do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (pós graduação lato sensu multiprofissional em dor), Experiente na área de Teologia, com ênfase em Teologia Prática, Espiritualidade e Saúde.

 

Mary Rute Gomes Esperandio

Doutora em Teologia pela Escola Superior de Teologia, Mestrado em Teologia pela Escola Superior de Teologia, Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Experiência na área de docência teológica, com ênfase na interface Psicologia e Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Subjetividade contemporânea, Processos de subjetivação, Psicologia da Religião, Igreja Universal do Reino de Deus, Sacrifício.

 

Roberto Miguel

Capelão no Moffitt Cancer Center – Tampa/FL, Membro da Association of Professional Chaplains / USA, Especialista em ‘Capelania em Cuidados Paliativos’ pelo CSU Institute for Palliative Care at California State University / USA, Doutor em ‘Saúde Coletiva’ pela UNIFESP, com a tese intitulada: A Arqueologia de uma Babel Moderna: Fundamentos Histórico-Filosóficos da Política Nacional de Humanização (PNH), Mestre em ‘Ciências da Religião’ pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Título da dissertação: A Visualização do Invisível: Beleza e Mística em Santo Agostinho), Graduação em ‘Teologia’ pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006) e em ‘Odontologia’ pela Universidade de Santo Amaro (1998), Atua principalmente nos seguintes temas: capelania hospitalar, espiritualidade e saúde e humanização em saúde.

Lista de interesse

As inscrições para a turma atual foram encerradas. Mas você pode deixar seu nome na lista e o avisaremos assim que abrirmos novas tumas